Robert Bosch celebra 130 anos de produtos

Robert Bosch celebra 130 anos de produtos

Há 130 anos, em 15 de novembro de 1886, o empreendedor Robert Bosch abria as portas de sua oficina de mecânica fina e eletrotécnica em Stuttgart, na Alemanha, que se tornaria uma das maiores empresas de tecnologia e serviços do mundo. Hoje, com atuação em 150 países e colaboração de mais de 370 mil pessoas, o Grupo Bosch encerrou 2015 com faturamento em torno de € 170 bilhões.

Apenas um ano após sua fundação, em 1887, a Bosch ganhou as fronteiras e iniciou sua expansão global. Naquele mesmo ano, a empresa já produzia sua primeira invenção, o magneto de ignição de baixa tensão, uma espécie de gerador que era aplicado em máquinas estacionárias a fim de gerar eletricidade em edifícios. Dez anos depois, este equipamento foi utilizado em motores de veículos e, em 1902, foi sucedido pelo sistema de ignição de alta tensão, uma inovação decisiva que levou a Bosch ao nível de fornecedor para o setor automotivo.

Com a evolução do automóvel e sua exponencial expansão global depois de 1900, a Bosch acompanhou esta ampliação e nos primeiros cinco anos, vendeu 50 mil sistemas de ignição ao setor. Em 1908, os sistemas de ignição estavam disponíveis em todos os continentes e em 1912, as vendas atingiram o volume de 2 milhões de unidades. Ao longo dos anos, ampliou a oferta de produtos e serviços e para diferentes setores e segmentos, passando a atuar também com soluções em ferramentas elétricas, eletrodomésticos e tecnologia industrial.

Ao lembrar de seus 130 anos, a companhia lembra dos dizeresde seu fundador, Robert Bosch: “As pessoas podem dizer que eu não sou um inventor: realmente, eu não tenho a pretensão de ser um. O que eu sou é um homem que conseguiu, através de perseverança, bom exemplo e tratando bem os meus colaboradores, construir uma empresa que tem uma boa reputação no mundo todo. Devo meu sucesso, em grande parte, à minha determinação, o que tem evitado que qualquer coisa de baixa qualidade saia de minha fábrica”.

No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 1954, a partir de São Paulo, ampliando os serviços e produtos automotivos para montadoras e mercado de reposição. Também por aqui se fez presente em outras áreas, como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais.

John Deere no ranking da Fortune

John Deere no ranking da Fortune

A John Deere está presente, uma vez mais, na lista de 50 Empresas Mais Admiradas do […]

ZF inicia produção de dupla embreagem

ZF inicia produção de dupla embreagem

A ZF desenvolve e produz transmissões manuais e de dupla embreagem para carros de passeio também […]

A New Holland conclui a aquisição da Kongskilde

A New Holland conclui a aquisição da Kongskilde

No seguimento do anúncio feito em outubro, a New Holland Agriculture vai aumentar a sua ampla […]

WhatsApp